Hipoglicemia…. com sintoma, pra variar desta vez…

Esta semana eu li um post no blog da Vivi, sobre uma hipo severa, e lembro de ter pensado o quanto temos que estar preparadas para emergências com esses filhos doces que temos… ele não teve uma crise forte como a da Vivi, mas foi a segunda hipo com sintomas, nestes 2 anos e meio de diabetes.

Nos últimos 10 dias temos tido números mais equilibrados, sem tantos altos e baixos, mas ele sempre tem hipos, de menos de 70mg/dl. Só que, tirando uma vez que ele foi ficando sonolento e estava com 46mg/dl, ele não passa mal nunca. Essa semana, na hora do almoço, depois de um lanche menos reforçado do que deveria, ele veio com o medidor na mãe falando: mãe, você não vai acreditar, está 31mg/dl! E lá vou andando rápido até a cozinha para fazer o prato do almoço…. sem sentir nada, e nesse dia nem irritação, o que acontece com frequencia…

Bom, hoje ele acordou com 56mg/dl. Tomou leite Ades, pouquinho de sucrilhos de chocolate e duas bisnaguinhas. Além das 7 unidadades de Levemir, fiz 3 unidades da Novorapid. 2h depois, 120. ótimo. Lanchou: 1 banana e suco. Almoço: 123mg/dl. Comeu panquecas, 3 unidades. No lanche da escola já deu 54mg/dl. Eu tinha mandado o suco e uma fatia de bolo suavipan para o lanche normal, e uma banana para depois da aula, antes do skate…. mas como estava baixo, ele comeu tudo nolanche normal. Antes do skate deu 125mg/dl, mas já não tinha nada para comer.

Chegou em casa às 18:45h, e veio me mostrar as provas… ele estava com cara de triste, mas achei que era porque eu estava lendo as provas e fazendo observações sobre os erros (calma, depois de elogiar as notas!)…. ele foi desviando a atenção.. saindo do quarto, com uma cara triste demais, batendo a porta do quarto dele. Pedi para medir o dedo e veio com 46mg/dl. Eu sempre falo pra ele: quando você começa com irritação gratuita, o número está baixo.

Fomos para a cozinha, e fui preparando o prato dele… quando vi ele sentado na mesa da cozinha, com a cabeça baixa, e chorando… perguntei o que era, já tirando um suco normal da geladeira, e também para ver se ele falava alguma coisa… – tô triste, não sei se quero sair ou se quero ficar aqui vendo filme….. e chorava doído! Coloquei o suco na frente dele, e fui tentar fazer ele tomar: ele ficou olhando o copo, chorando como se não estivesse vendo… “delicadamente” eu peguei o copo e disse, toma o suco que vai passar, e já coloquei na boca dele.. foi parando de chorar e conseguiu tomar o copo todo. Em 5 minutos já estava normal…. comendo o jantar.

Perguntei se ele conseguia dizer o que tinha sentido: uma tristeza muito grande…. e veio no colo… é um saco… o dia a dia sem problemas, às vezes nos faz esquecer que existem riscos, com consequencias ruins….
O máximo que eu ando na bolsa é suco ades e um pacote de M&M’s… vou arrumar açucar de saquinho, pastilhas, sei lá mais o que…. se isso acontece no carro, como foi com a Nicole e a Vivi, eu não teria nada para ajudá-lo….

Vivendo e aprendendo… todo dia.
Força, beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *