Insulinas

Atualmente, o Gui usa duas insulinas diferentes, a NPH (de manhã e à noite) e a Novorapid, para correções de glicemias altas.

Pedi ajuda para uma nova amiga, farmacêutica, que achou o blog porque o nome da farmácia dela é muito parecido: Doce Vida!! Segue abaixo um texto completo sobre os tipos de insulina, que ficou bem legal, e de uma maneira simples, explica a ação de cada uma. Obrigada, Mônica!!

_______________________________________________

Tipos de insulina para o tratamento do Diabetes

Existem muitas formas de insulina para tratar a diabetes. Elas são classificadas pelo tempo de início de ação e quanto tempo os seus efeitos duram no organismo.

Os tipos de insulina são:

  • de ação rápida
  • de ação curta
  • Intermediária
  • de ação Lenta
  • Pré-misturas

A insulina só pode ser aplicada através de injeções subcutâneas, não existindo nenhuma forma de insulina para ser tomada via oral, como os comprimidos e cápsulas, pois a mesma seria destruída pelos ácidos do estomago, não chegando a fazer efeito.

A insulina inalada Exubera foi aprovada e comercializada no Brasil em  2007, mas em outubro do mesmo ano, a empresa farmacêutica Pfizer retirou o produto do mercado mundial alegando razões financeiras.

Que tipo de insulina é mais adequada para o meu diabetes?

Seu médico fará uma avaliação para determinar o melhor tipo de insulina para você e sua diabetes. Decidir qual o tipo de insulina pode ser melhor para você vai depender de muitos fatores, incluindo:

  • A resposta individualizada de seu corpo à insulina (o tempo que a insulina leva para ser absorvida pelo organismo e permanecer ativa no corpo varia ligeiramente de indivíduo para indivíduo);
  • Seu estilo de vida – por exemplo, o tipo de alimento que você come, a quantidade de álcool que você bebe, ou quanto exercício você faz – são todos fatores que influenciam o seu corpo no processamento da insulina;
  • Qual a sua disposição em aplicar múltiplas injeções por dia;
  • Com que freqüência você está disposto a verificar o seu nível de açúcar no sangue;
  • Sua idade;
  • Suas metas de níveis de açúcar no sangue.

A tabela a seguir lista os tipos de insulina injetável, com detalhes sobre o início de ação (o tempo necessário antes que a insulina atinja a corrente sanguínea e comece a reduzir o açúcar no sangue), pico de ação (período de tempo em que a insulina é a mais eficaz na redução de açúcar no sangue) e duração da ação (quanto tempo a insulina continua baixando o açúcar no sangue). Estes três fatores podem variar, dependendo da resposta do seu corpo. A última coluna fornece alguma observações na “cobertura”, previsto pelos diferentes tipos de insulina em relação à hora das refeições.

Siga as orientações de seu médico sobre quando tomar a sua insulina. O intervalo de tempo entre a administração da insulina e as refeições pode variar dependendo do tipo de insulina que você está tomando, entretanto, você deve coordenar a sua aplicação de insulina com quando você quer comer.  No quadro acima encontramos quando devemos aplicar as insulinas ultra-rápidas ou rápida para cobrir as necessidades das refeições.

As injeções de insulinas de ação lenta não são programadas para as refeições devido à sua ação de longa duração. A  Levemir pode ser tomada uma ou duas vezes por dia, independentemente do horário das refeições. Lantus é administrada apenas uma vez por dia (e deve ser administrada sempre no mesmo horário todos os dias). Tenha em mente que essas insulinas de ação lenta podem ter a necessidade de ser administradas no mesmo momento da insulina de ação ultra-rápida ou rápida  – dependendo da sua situação individual – que provavelmente precisará ser “programada” com alguma refeição.

* Fonte: Mônica Amaral Lenzi (CRF-SC: 7595) da Farmácia Doce Vida e Blog Farmácia Diabetes

2 Comments

  1. ivanilma dias de oliveira

    gostaria de saber mais sobre o diabetes .pq meu irmão está precisando urgente de ajuda e ele toma insulina e assim mesmo não consegue baixa o açúcar.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *