Bomba de Insulina

Pequena bagunça de números…

Para explicar a bagunça, precisa ser do começo: tenho colocado 150un de insulina na bomba, a cada 6 dias, pois é o que dura, e assim evitamos desperdício.

Na quinta passada, sei lá porque, a caneta só tinha 100, e eu não tinha outra. Coloquei 100 e calculei a troca para 4 dias depois, e não 6. Com isso, a troca da canula do terceiro dia, seria pulada, assim economizaríamos uma picada, certo?

A bagunça começou ontem, depois de um final de semana com o pai. Números baixos o finde todo, e na primeira medição da volta, mais de 230. Eu estava fora, mas meu pai corrigiu e deu lanche. 3 horas depois, continuava na faixa dos 200. E resolvi olhar a controle para ver se tinham aplicado mesmo. Como eu já notei outra vez, a dose do lanche estava com um símbolo azul claro, ou seja: o controle sugeriu a dose de insulina  mas não foi feita via controle…. Medi de novo, e apareceu a mensagem de troca de pilha, avisando que o bluetooth não estava funcionado… ninguém notou antes. Nessa hora percebi que a aula de uso manual da bomba, dado pela Melissa no dia da instalação, estava em um compartimento perdido da minha cabeça!! Nunca tínhamos feito, nem lembrava como fazia. Fui correndo em casa pegar as pilhas (15 andares acima), trocamos, medi de novo a glicemia e dessa vez foi…

Ok, acabou o domingo e começa a segunda…. mais de 200 em jejum…. mais de 200 no lanche e 170 no almoço…. achei que era por ter ficado a manhã toda meio sentado, brincando sem muita atividade… Duas medições da tarde, acima de 200 de novo, passando a tarde brincando horrores na casa de um amigo. Passei para busca-lo e fomos direto ao shopping… mais de 300 antes do jantar. Pronto, não tem insulina nessa bomba. Só que eu não tinha nada para trocar. Fármacia, comprei a caneta, tinha uma agulha na mochila dele, apliquei para corrigir. 2h depois, ainda no shopping, mais de 300. Bom, se realmente ele estava sem basal também o dia todo, não seriam 2 unidades que fariam diferença.

Chegamos em casa e a primeira coisa foi fazer a troca. Ah, na verdade ele foi fazer xixi antes e veio correndo: mãe, olha, olha como tá! A canula estava pendurada, quase caindo! Super marcado o local… vermelho mesmo. Saco… pode ter sido pouca insulina ou realmente a canula que estava solta.

Eu olhei a bomba, nem achei que estava tão vazia mais, achei uma bolha besta, mas sei lá, pode ter sido tudo junto e misturado!

Marca canula

 

Insulina

 

Vamos ver se normaliza, ou se ainda vai levar um dia para equilibrar tudo de novo….

Ah, já liguei para a Melissa e ela me relembrou como fazer a aplicação via bomba, super fácil também!

Força… e paciência, sempre!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *