Bomba de Insulina

Bomba de Insulina – apresentação da Roche

Acabei não conseguindo escrever ontem… marcamos com uma representante da Roche para conhecer melhor a bomba de insulina. Acho que a ansiedade é tanta que fico com a impressão de ter feito menos pergunta do que deveria, mas no final das contas é na prática que se aprende de fato.

A representante, Melissa, é diabética desde os 8 anos e usuária da bomba há 3. Tem 30 anos hoje. Uma graça, super atenciosa e paciente para o monte de pergunta sem noção que acaba surgindo no meio… a família toda participou. Achei que o Gui ficaria mais em cima dela, querendo ver as coisas, mas acho que para ele a novidade também é grande… ficou na mesa brincando com os Legos, olhando de vez em quando… normal.

Desde que decidimos fazer o teste, eu já venho pesquisando bastante, lendo sobre as experiências de outras pessoas, crianças principalmente, então eu acabei ajudando a Melissa nas explicações para a família. Meu pai está mais por dentro, até porque eu estou na lavagem cerebral faz tempo, mas as dúvidas são normais… vou colocar aqui algumas perguntas que surgiram na hora:

  1. Nossa, mas é enoorme! Não, não é. Tamanho de um bip (para quem lembra o que era um pager), que pode ser colocado no bolso, preso numa faixa, preso na calça… nao vai ficar grudado nele!
  2. Ué, mas ainda vamos ter que ficar medindo o dedo? Achei que a bomba faria tudo sozinha. A bomba não faz nada sozinha. Ainda teremos a responsabilidade de cuidar do Gui, mas de uma maneira infinitamente mais fácil! Ela é programada com base nas doses de insulina que ele usa, e vamos definir com a médica. Não tenho mais que ficar fazendo a conta da insulina que ele precisa tomar depois de comer. Preciso apenas informar o quanto de carboidrato ele comeu, e o controle remoto da bomba (que tambem serve de glicosimetro), vai nos sugerir uma quantidade de insulina (com base na programação que já fizemos). Ou seja, como ele fica comigo, com meu pai, e a cada 15 dias no pai dele, vai parar com a história de cada um aplicar uma quantidade de insulina diferente, para a mesma quantidade de CHO. Não vamos mais depender do quanto cada um sabe de matemática! rsrs
  3. Só vamos usar a Novorapid? A Levemir não precisa mais?? Sim, a bomba simula nosso pancreas, entao depois que programarmos com as doses do Gui, a bomba vai soltando durante todo o dia pequenas doses de insulina, e não mais 10 unidades de manhã e 4 a noite, o que acaba gerando picos com hipoglicemia. E toda vez que ele comer, vamos marcar quanto ele comeu e a bomba vai sugerir a dose ideal e liberar naquele momento. Igual ao funcionamento do pancreas de um não diabético.
  4. E ainda teremos que espeta-lo para trocar a canula (caninho que vai ficar dentro dele para liberar a insulina): Sim, mas vamos olha pelo lado matemático da coisa: hoje ele toma insulina 5 x por dia, ou seja, 5 espetadas de caneta. Isso no ano: 1825 espetadas! Com a bomba, precisamos trocar a canula, ou seja, espeta-lo, 1 vez a cada 3 dias. no ano: 122. Acho que não preciso dizer mais nada sobre esse assunto, ne??
  5. Quando ele fizer esporte, precisa tirar? Ele pratica natação e judô, tem sim que tirar, mas como dura só 45 min, basta conectar de novo e pronto. (depois eu posto mais detalhado, com foto do processo todo). Ou seja, quando for nadar e quando for fazer algo com muito contato fisico. No resto, bomba o tempo todo.

O que eu lembro agora é isso… a bomba tem várias funções bacanas, que ajudam a dosar melhor a insulina durante o dia, como stress, doença, esporte, comida prolongada (tipo festinha e churrasco, que come-se várias vezes num curto período) e ainda vou ter dúvidas, logico! Mas o importante é que pela primeira vez estou preparada para tentar. E o mais importante, estou preparada para ajudar o Gui a entender que isso será melhor pra ele. Apesar disso tudo, ele pode não gostar, pode achar que incomoda, mas sinceramente, acredito que vai dar certo.

A Melissa já deu entrada no processo interno na Roche, e semana que vem devemos ter um retorno. Vou dando notícias!

A única fotinho que consegui tirar: o que tem visor azul é o controle que também serve para medir o dedo.

Bomba de Insulina Accu-chek Perfoma COMBO
Bomba de Insulina Accu-chek Perfoma COMBO

Para quem quiser dar uma olhada mais detalhada, tem AQUI no site da Roche.

Obrigada aos que não sumiram daqui… estamos voltando com força total!

Força, sempre
bjos

2 Comments

  1. Oi querida!
    Que delícia seu post!
    Parabéns por essa dedicação da família toda para melhorar a “vida muito doce” do Gui!
    Adorei estar com vcs…interessados, com vontade, determinação!
    Semana que vem devemos estar juntas de novo!
    Pode tirar quantas fotos quiser! rs
    Bjos

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *