Alimentação, Dia a Dia, Hiperglicemia, Saúde

Mudanças pós retorno à pediatra….

Sabe quando você acha que saiu da sala da diretora da escola, depois dela ter dito que você ficou de recuperação?!? Foi assim que eu e meu pai saímos da consulta da pediatra, na última sexta-feira…..sensação de ter feito menos do que devíamos, e explico o por quê….

Mesmo tendo uma tabela de quantidade de Novorapid para aplicar para corrigir números mais altos, muitas vezes aplicamos menos, com medo de hipoglicemia…ou por achar que se o número estava muito próximo do limite, não havia necessidade, afinal 122 mg/dl é quase 120 mg/dl, certo?!?! Nem sempre…e nessa “economia” de insulina, o Gui passou os últimos meses com vários números altos, e o pior, sem ganho de peso, com fome além da conta.

O fato de termos levado mais do que 3 meses para retornar (foram 6 na verdade) também não ajudou, acabamos perdendo a vantagem de recuperar os erros mais rápidos, e os horários de dormir e acordar estavam desregulados, o que bagunça mesmo a rotina….mas tudo bem, hoje já estou mais feliz! Fizemos mudanças nas tabelas, nos horários, e ontem foi um dia ótimo!

Como era antes:

NPH
3UN ao acordar (estávamos dando 4 há 3 semanas, por contas das gripes frequentes) – variando entre 8h e 9:30h;
1 UN antes de dormir – variando entre 21h e 22h;

Novorapid
usávamos apenas para corrigir números altos pré-refeição (almoço, lanche da tarde nos finais de semana e jantar), seguindo a tabela abaixo:

entre 120mg/dl e 200mg/dl – 1 UN
entre 200mg/dl e 250mg/dl – 2 UN
entre 250 mg/dl e 300mg/dl – 3 UN
acima de 300mg/dl – 4 UN

Bom, nessa de aplicar só acima de 120, a gente fica achando que esse é um bom número, e na verdade não é o ideal. Nosso objetivo agora é manter o Gui, o máximo possível, entre 70mg/dl e 100mg/dl, porque assim abaixamos a hemoglobina glicosilada, ele começa a ganhar peso e vamos evitando complicações futuras.

Não, diabético não tem que ser gordinho, precisa estar saudável, e perder peso na idade dele não é sinal de saúde….

Como faremos agora (começamos ontem):

Primeiro, regular melhor os horários dele. Vai dormir por volta das 21h para acordar entre 7h e 8h, e poder fazer o lanche da manhã sem problemas, pois ele estuda a tarde e acabava grudando muito o café, lanche e almoço….precisamos aumentar o intervalo entre essas refeições matinais.

NPH
5UN ao acordar – de preferencia entre 7h e 8h todos os dias;
1 UN antes de dormir – variando entre 21h e 22h;

Novorapid

Ao acordar, corrigir conforme a tabela abaixo, e mais 1UN sempre, para queimar o café e não deixar acumular para o lanche da manhã.

entre 80mg/dl e 120mg/dl – 1 UN
entre 120mg/dl e 160mg/dl – 2 UN
entre 160mg/dl e 250mg/dl – 3 UN
acima de 250mg/dl – 4 UN

E ontem foi assim:
7:40h – 89mg/dl – 5un de NPH + 1UN de Novorapid (eu ainda estava na dúvida se precisava corrigir os 89…sim, preciso, entao poderia ter dado 2un)
10:30 – 82mg/dl – yogurt + melão + bisnaguinha (extra!!)
12:50h – 130mg/dl +2Un de Novorapid
15h – 101 mg/dl (na escola vamos continuar sem aplicar insulina)
18:15h – 118 mg/dl + 2UN
20:40h – 84 mg/dl + leite e duas bisnaguinhas….

Lembrando que nunca dava menos de 200mg/dl depois de 2h das refeições, acho que estamos acertando!

A única coisa é que hoje vai bagunçar um pouco: ele acordou às 4h da manhã e não conseguia dormir de jeito nenhum…medi às 5h, estava com 177mg/dl (ta vendo como podem dormir com 80 e não precisamos dar mais do que 1 bisnaguinha?!?!)…dei leite morno e dormiu quase 6h….está dormindo ainda, lógico. Sem insulina e sem comida até agora. Vamos pular o lanche da manhã e ver como fica.

Até…força!
bjos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *