Lembrancinha da festinha: que susto!

Pessoal, tô meio passada, mas vamos começar do começo!!!

  • manhã tranquila, com 77 de glicose em jejum, 167 antes do almoço…meu pai me ligou para saber se precisa MESMO aplicar a Novorapid e decidimos que não…ah, 17 números a mais, em um dia que ele tem educação física, preferimos deixar assim e não dar tanto carboidrato no almoço (reduzimos a quantidade de arroz); vovô Célio e vovó Maria Lucia felizes;
  • Na volta da escola, pós festinha, 174, mesmo sem comer doce, só cachorro quente, bisnaguinha e o bolinho Ana Maria que mandamos. Como ele ainda não estava com fome, jogou bola dentro do apto. (não façam isso em casa, mas estava chovendo!). Resultado: baixou para 94 e jantou feliz; vovô Célio e vovó Maria Lucia felizes, parte 2;

Bom, abri a mochila para ver se tinha algum recado na agenda dele e quase fiquei sem ar ao ver o “saquinho da lembrancinha” do aniversário que ele teve na escola. Sei que não passa pela cabeça de mães sem o contato com o diabetes que isso pode ser uma arma, mas acho que falta um pouquinho de bom senso na hora de pensar em agradar os amiguinhos do filho. Não faz mal para os dentes também??

Tirei tudo de dentro do saco e deu isso aí, e logo abaixo relacionei a quantidade de carboidrato de cada item, bem coisa de louca, mas fiquei curiosa pra caramba para saber o que isso representaria se ele tivesse comido na escola….a sorte que o Gui não abre nada dessas coisas sem falar com a gente antes, mas e se todos tivessem aberto?? Ele já teria feito algo diferente de todos? Ainda vou descobrir isso…

OBS: CHO = carboidrato

  1. Pacote de mini trackinas, pacote com 25g = 16g de CHO
  2. Bombom Ouro Branco, 1 unidade = 13g de CHO
  3. Barra Mastigável Tutti Frutti, de 12g = 10g de CHO
  4. Maxi Choco Goiabinha, com 24g = 14g de CHO
  5. Buballo, 1 unidade = 4g de CHO
  6. Chiclete Blong (??) = 3g de CHO
  7. 2 Pirulitos do Ben 10 = 38g de CHO (!!!!!)
  8. Pacote de Confetes do Ben 10, 15g = 11g de CHO
  9. Bolinho recheado de Morango, 40g = 22g de CHO
  10. 2 balas de chocolate = 8g de CHO

Itens sem informação nutricional: 2 balas de gelatina, 1 pote de gelatina Gelli Way, 4 chiclete do Ben 10.

TOTAL: 141 de CHO

(um almoço, por exemplo, deve ter por volta de 45g de CHO, um lanche da manhã, umas 25g, só para terem noção do exagero)

Lógico que isso não é para ser consumido de uma vez, que é responsabilidade dos pais abrir o saquinho e distribuir os doces para seus filhos, que ninguém tem culpa porque meu filho tem diabetes, mas gente, nem quando ele não tinha eu dava essas coisas todas pra ele. E o que foi a primeira coisa que ele falou quando me viu abrindo a sacola?? “Nossa mamãe, o que eu posso comer disso tudo?” Como ele tinha acabado de jantar, abri o pacote de mini trakinas e dei apenas duas. Ficou feliz, e amanhã eu disse que vou pegar algumas coisas e colocar no lanche dele, como o bolinho e a gelatina…

Pode ser exagero desse meu início de diabetes, mas é impressionante como mudamos a maneira de ver algumas coisas….Eu realmente acho que seremos todos aqui mais saudáveis!

Ele estava bem feliz e brincalhão agora a noite, e isso me inspira nas maluquices com ele: coloquei um edredon embaixo da mesa de jantar, e um lençol na lateral. Pronto, uma cabana com passagem secreta, que pode virar barco, tanque de guerra ou submarino, só depende de você Gui! “Nossa mãe, que idéia legal essa que você teve!!” ……. vou dormir feliz, e ele, lógico, dormiu na cabana (mas já colocamos na cama, calma!).

Mudando de assunto: a Vivi, filha da Nicole que está sempre aqui me ajudando, fez um vídeo sensacional sobre “como medir o dedinho”, como se tivesse narrando uma receita na Ana Maria Braga!! O Gui assistiu, ficou positivamente surpreso em ver outra criança fazendo o mesmo que ele e no final ainda perguntou “Ué, não tem vídeo da canetinha também??” Falei com a própria Vivi agora a noite e ela já está pensando na produção disso!! Alías, vamos nos conhecer pessoalmente no domingo, durante o 14º Congresso Anual de Diabetes da ADJ. Não vejo a hora!

E assim terminou mais uma semana! Vou atualizar a planilha do Gui e enviar à pediatra, pois não fiz isso na última semana…bom sinal, está tudo indo bem.

Força, beijos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *