Escola, Hiperglicemia

Fim das Férias, ainda bem!!!

Nada contra o Gui em casa, se acabando de brincar com meu pai, mas esse mês foi meio chato em relação aos controles. Altas sem explicação, insulina fazendo mais efeito do que deveria, comida errada nos finais de semana, um verdadeiro teste para paciência!!

E como quando eu reclamo ou peço mais atenção sou a culpada por não ter dado informação suficiente, vou comentar algumas coisas que percebemos neste mês, quem sabe ajuda alguém que tenha interesse em aprender, não é mesmo?!

Horários das refeições: sem o horário fixo da escola, foi tudo ficando para mais tarde: café da manhã perto das 9h, lanche umas 11h/11:30h, almoço depois das 13h, lanche perto das 16h/16:30h, jantar 19:30h e ceia às 22h. Não teria muito problema se a NPH aplicada de manhã não fizesse o pico de atuação sempre no mesmo horário, no meio da tarde. Ou seja, no horário “novo” do jantar, os números estavam sempre mais altos, e da-lhe Novorapid.

Lóoooogico que demorei para ter a idéia de aplicar a insulina da manhã um pouco mais tarde (9:30h e não às 8h), para testar, e na última semana deu certo e chegamos com números mais controlados à noite. Vou ver como fica nessa semana de volta às aulas para saber se volto ou não ao horário antigo.

Quantidade de Carboidrato por refeição (lembrando que isso foi passado pela pediatra do Gui, peço que confirmem as medidas de seus filhos!!):
– Café da Manhã: 60g de CHO
– Lanche da Manhã: entre 15g e 20g de CHO
– Almoço: 90g de CHO
– Lanche da tarde: 30g de CHO
– Jantar: 90g de CHO
– Ceia: 15g de CHO

Ainda não fazemos contagem de carboidratos rigidamente, mas com o tempo você aprende a olhar o prato e saber mais ou menos quanto tem ali, e temos a ajuda de uma tabela de consulta padrão (aqui tem uma bacana para baixar). Esses números funcionam normalmente quando ele toma o café por volta das 8:30h e depois vai comendo a cada 3h, porque o pico da insulina está no meio da tarde, onde ele não come muito.

Acontece que, se tudo for atrasar, e o almoço for praticamente no horário do lanche, não dá para manter essas quantidades como regra, porque o pico da insulina continuará sendo no mesmo horário, com uma quantidade de comida maior….

Por exemplo: se o almoço vai ser lá pelas 14:30/15h, o almoço precisa ser leve, e se ele tiver fome depois, basta medir depois de 2h e dar uma fruta, ou um queijo se estiver com numero alto. Pensando na tabela: se neste mesmo horário ele deveria comer apenas 30g de CHO e o almoço atrasou, comer 4 esfihas (44g de CHO), suco natural de abacaxi (+ ou – 30g de CHO) e sorvete normal (19g de CHO), totalizando + ou- 90g, com certeza fará com que a próxima medição fique em torno dos 300mg/dl.

Ah, o macarrão normal também é um vilão aqui em casa, por isso desde o inicio estamos dando integral e sempre um prato só. Sobremesa, fruta ou gelatina diet para compensar…

Hoje começaram as aulas, e os números foram normais, ele dormiu antes das 22h…espero que eu consiga recuperar este mês, pois já temos exames marcados para o dia 20 de agosto, e já estou esperando um A1C nas alturas….

Ainda estou atualizando os dados dele no Glicemias Online, para ter uma noção da média dele…Conhecem este site, onde você publica todas as informações diárias e visualiza relatórios?!. Para quem gosta de internet como eu, é uma beleza, fora que foi criado por um jovem diabético que estava cansado de planilhas de excell! Vale a pena, e é gratuito ainda por cima! Estão fazendo atualizações hoje, então se estiver fora do ar, voltem depois….

Ah, e para dar uma animada nas férias, mil pontos para a Evânia, moça que trabalha aqui em casa e fez uma torta de frango com o Indiana Jones em cima!!! Ela disse que o chapéu sumiu…rsrsrs

No final das contas é isso, não dá para descansar com a diabetes…precisa se envolver mesmo, aprender mesmo, pesquisar mesmo…afinal de contas, é interesse nosso que eles fiquem bem, não é?!?!?!

Força master plus, beijos!!

One Comment

  1. Johnk691

    It’s truly a great and useful piece of information. I’m satisfied that you shared this helpful information with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing. kecfcegfekee

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *