Bomba de Insulina, Dia a Dia, Exames

Dois pesos e duas medidas…

Pra variar eu fico um tempão sem escrever e fica um monte de assunto acumulado….
Mudamos, junto com meus pais, para o interior de SP há 40 dias,  para uma casa, com quintal, em condomínio fechado, e estamos nos adaptando à nova vida. Tentando que o Gui fique um pouco mais “outdoor” do que “indoor”, com tanta opção de atividade por aqui.

Depois dessa mudança, resolvi usar uma balança de alimentos que eu ganhei em um kit da Johnson & Johnson, para tirarmos algumas dúvidas que eu e meu pai tínhamos sobre contagem de carboidratos… Até porque os números dele não estavam uma beleza…Foi revelador… Estamos fazendo contagem de carboidratos, de verdade, desde que começamos a usar a bomba de insulina da Roche, em abril do ano passado. E sempre usamos como referência principal, além das próprias embalagens, um livrinho que recebi tempos atrás, que tem grande parte dos alimentos que consumimos. Na tabela temos 5 colunas: alimento, medida caseira (colher de sopa, unidade, lata, fatia, colher de chá..), peso, Kcal e CHO (que é o que nos interessa na hora do cálculo para dose de insulina). Acontece que percebemos que nem sempre a unidade usada equivale de fato ao peso informado, o que muda bastante a dose de CHO no final das contas….

Exemplo:
Banana – 1 unidade – 40g – 37 kcal – 9 CHO
Ou seja, sempre que ele comia uma banana marcávamos 9 de cho, certo? nem sempre…. se a unidade for uma banana pequenininha, ok. Banana prata pode pesar de 60 a 100g!! Ou seja, as bananas que o Gui come, tem tido de 13 a 18g de CHO, o que faz muita diferença!

Arroz integral – 1 colher de sopa – 12g – 9kcal – 2g CHO
Só que uma colher de sopa não dá só 12g, pode dar até o dobro, dependendo de quanto coloca… ou seja, são 4g de CHO no final das contas.

E não adianta pensar que é erro da tabela, são referencias diferentes, só isso…

A preocupação maior com isso veio porque o a última glicada deu 8,6… depois de uma 8,2 no meio do ano. Frustrada, porque antes da bomba estava menor… antes que vocês pensem que a bomba é ruim, vamos lá: a bomba não vai funcionar se não marcarmos as coisas corretamente nela!!! Simples assim. Ela faz todas as contas corretamente, com base no que cadastramos como referência para o Gui… mas se eu marco que ele comeu 25g de CHO e na verdade ele comeu 40g, como é que vai dar certo?! Não tem mágica. Balança é chato? É. Só que sem estes acertos, sem montar um prato padrão para ter idéia real de quanto tem de CHO as coisas, não tem como marcar certo… E já que diabetes não é uma gripe que passa logo, e se não cuidar diariamente pode matar ou deixar sequelas, acho que o MÍNIMO que posso fazer por ele, é tentar acertar o máximo de vezes possíveis.

Lógico que não saio com balança na bolsa, até porque o emocional importa muito e ele se sentiria um E.T, mas depois de 10 dias fazendo isso, já sei melhor o que é de fato uma bola de sorvete, um prato de macarrão, arroz e feijão, só de olhar. E estamos evoluindo.

Porém, mesmo assim, a glicemia ao acordar ainda estava ruim, um números absurdos de madrugada… E hoje, aproveitando um final de semana delícia da Nicole, Vivi e Duda (Minha Filha Diabética), baixamos o relatório via SmartPix, e mudamos algumas dosagens, tanto de correção como de basal. Vou medir de madrugada nos próximos dias para saber se já vai melhorar.

O que fica é que a gente tem uma tendência a ficar preguiçoso, a deixar passar, já que a bomba melhora muito a qualidade de vida e controle de doses… só que o maior controle é nosso ainda, pra saber o que funciona ou não. As doses da Vivi são diferentes das do Gui, nada é padronizado…. imagina se o peso de uma banana seria!!

As aulas começam em fevereiro, então temos aí 15 dias para acertar as coisas e começar, na escola nova, mas certinho.

Por hoje, umas fotinhos lindas desse trio, que já se conhece há 4 anos!!

 

Gui, Vivi e Duda

Vivi, Duda e Gui

Vivi e Gui

Gui

Tudo junto e misturado

É isso, vou dando notícias.
Força, sempre!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *